segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Experimentando a Arte Educação em sala de aula - Aldemir Martins

Cursista: Welita Soares dos Santos

Escola: Escola Municipal Justiniano de Souza

Segmento ou nível de ensino: 2° ano do Ensino Fundamental

Artista e obras trabalhadas: Aldemir Martins- O gato

Relato de aplicação:  Descrição das atividades desenvolvidas e reação dos alunos
Pedi para eles ficarem olhando para a imagem durante um determinado tempo e observar o máximo de coisas possível na figura. Logo depois perguntei um a um o que eles acharam da imagem. Perguntei a eles porque será que o artista tinha desenhado um gato? E porque ele usou o vermelho para pintar o gato? Perguntei se virão algo de diferente no olho do gato? Perguntei porque pintou de amarelo e não de branco? Perguntei porque as flores estavam sem forma? Perguntei o que eles acharam da forma do gato? Perguntei o porque ele pensou em um gato e não em um cavalo? Ou boi? No final de tudo expliquei o  porque ele desenhava muitos gatos,porque o artista queria representar os homens do nordeste que assim como o gato não tem uma gata só,os homens de lá eram “safados” não paravam com uma só mulher.
Todos participaram da atividade fazendo o melhor de si. Usaram a criatividade. Essa atividade deixou a turma bem calma apesar de a turma ser um das mias agitadas, ela prendeu a atenção deles.


Releituras:

Aluno: Denis Estevam
 
Reflexão do aluno sobre o seu fazer artístico: O aluno relatou que em sua opinião o artista escolheu o gato porque ele gostava muito de gatos. Ele pintou o gato de vermelho porque ele queria fazer alguma coisa diferente porque a maioria dos gatos são pretos e brancos e todo mundo pinta gato preto e branco. As flores estavam mortas, por isso não tinham forma bonita. O gato estava com conjuntivite por isso o olho amarelo. E que ele tinha batido o rosto na parede e quebrou.

Aluno: Gabriel Faria
 
Reflexão do aluno sobre o seu fazer artístico: O aluno falou que o artista escolheu o gato porque era um animal domestico. Ele pintou de vermelho porque gostava de vermelho e queria ter um gato vermelho. O aluno fez uma observação interessante, em relação as flores, falou que cada flor representava a cor de algo na imagem, a flor amarela representava a parede, a  vermelha escura o gato, a vermelha clara a unha do gato e a azul o chão. Ele falou que o olho dele era pra combinar com a parede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário