segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Experimentando a Arte Educação em sala de aula - Portinari

Cursista: Bianca Abrantes Machado Toledo
 
Escola: Escola Municipal do Braga
 
Segmento ou nível de ensino: segundo ano do Ensino Fundamental

Artista e obras trabalhadas:
Cândido Portinari
Obras: Plantando Bananeira, Guerra, Paz, Praia de Ipanema, Dança de Roda, Espantalho, Soltando Pipas, Flora e Fauna Brasileira.


Relato de aplicação: Descrição das atividades desenvolvidas e reação dos alunos

Na primeira aula faltou luz na escola, então, levei os alunos para o pátio junto com o baú Portinari, fiz perguntas sobre o que podia ter dentro do baú, os alunos falaram logo é o baú do Portinari.

   A partir daí fiz várias perguntas referente à Portinari:

-Quem é Portinari?

-O que ele fez?

-Alguém já viu a sua pintura?

-Ele vive?

-O que tem de comum nas obras de Portinari?

-O que cada obra nos fala?

-O que diferencia uma obra da outra?

Os alunos ficaram eufóricos em saber o que tinha dentro do baú e em responder as perguntas, alguns souberam responder e outros não. Mostrei todas as obras de Portinari, comentamos o que mostra a obra que os alunos ficaram mais interessados e que foi citado acima  e falei sobre a sua biografia. Os alunos conheciam algumas obras porque as professoras da sala de aula e da sala de leitura já tinham mostrado e falado um pouco sobre Portinari. Ficou mais fácil para os alunos escolherem as obras para nós retratarmos, como não tinha luz entreguei folhas em branco com lápis de cor e caneta hidrocor para eles pintarem no pátio a obra que eles mais se identificaram.

Foi muito bom esse momento no pátio, pois os alunos puderam ficar mais livres para reproduzirem o trabalho.

Na segunda aula aconteceu no LIED normalmente, mostrei novamente as obras contidas no baú Portinari e os alunos retrataram suas obras no programa Kolour Paint, auxiliando sempre o uso das ferramentas contidas no programa. Cada aluno falou sobre o que retratou da obra de Portinari.

Releituras:
 
A morte cavalgando
 
 
 
“O menino plantando bananeira porque ele gosta de brincar.” Daniel Nunes
 
 
“O menino brincando de plantar bananeira com a sua ovelha.”
  
 
“Um espantalho morto na cruz.” Ihan
 


"O espantalho preso na cruz.”

O espantalho espantando pássaros.”

“A Floresta Amazônica com muitas coisas bonitas.” Rodrigo
 


“Praia de Ipanema com muitas ondas fortes.”
 
Rio Tietê com peixe.
 
Relato 2


 
Artista e obras trabalhadas:
Piet Mondrian
Obra: Árvores a luz da lua
Obras abstratas geométricas, trabalhos com formas retangulares.

Relato de aplicação:  Descrição das atividades desenvolvidas e reação dos alunos
A aula começou com conversa sobre outros artistas que pintam, se eles alunos conhecem outros artistas que fazem obras de arte com pintura.
Um momento de conversa sobre os conhecimentos dos alunos.
Apresentação do pintor Piet Mondrian com sua biografia explanada por mim.
Apresentação de suas obras com imagens do google.
Os alunos explanaram sobre o que achou das obras e a maioria  dos alunos acharam diferente e que” isso não é uma obra de arte todo mundo pode fazer.” Expliquei que é arte sim que o pintor usava em sua obra cores primárias porque considerava cores elementares do Universo com formas geométricas para criar um efeito natural que impressiona.
Cada aluno foi para um computador para retratar a obra escolhida por ele, foi um momento muito bom deles conhecerem outras formas de desenharem e buscar usar ferramentas diversas no Kolour Paint.
O aluno Daniel surpreendeu com o seu desenho e criatividade.

Releituras:

 
Aluna: Caroline

 
 
Aluno: Davi
 
 
Aluno: Daniel
 
 
Aluna: Maria Clara
 

Aluno: Nícolas
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário