segunda-feira, 11 de julho de 2016

Reflexões Fazer Artístico-Silvana

Releitura de "A Negra"
Reflexão: Tarsila pintou a tela quando estudava em Paris. Mostra o ambiente tropical do Brasil, representado pela folha de bananeira. A negra de seios grandes fez parte da infância de Tarsila, pois seu pai era um grande fazendeiro, e as negras eram amas de leite.
Fiz minha releitura pensando nas formas geométricas, o fundo preto, representando o luto e a tristeza das negras, pois, na maioria das vezes tinham seus filhos levados pelos senhores, enquanto tinham que amamentar os dos mesmos. O amarelo representando o clima tropical do país, junto com a folha de bananeira. Tentei fazer uma bananeira, representando com as folhas em pé a coragem e as com as caídas as dores dessas negras. E o olhar para o rio representando a melancolia.


Paisagem estilizada.
Fiz uma paisagem natural porque amo está em contato com a natureza. Amo a serra, o mar, as árvores. ..
Sonho com o dia em que todas as pessoas valorizarão e respeitarão a natureza. Quando o ser humano se conscientizar que faz parte dela  o mundo viverá muito melhor.



Releitura de “Os Girassóis” de Van Gogh.

Reflexão: Van Gogh maravilhado com sua nova casa, pintou a série de quadros com girassóis, no qual a obra “Doze girassóis numa jarra” foi considerada uma das melhores e mais famosas. O amarelo por ser a cor preferida de Van Gogh, seria um dos motivos para ter feito vários quadros com girassóis. Também demonstra sua conexão com a natureza.
Fiz minha releitura pensando no ciclo da vida, representado pelas flores, umas belas e altivas, enquanto outras se desfazendo, chegando ao fim. Utilizei o amarelo que significa luz, calor, descontração, otimismo, alegria, prosperidade e felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio. Talvez, por isso, seria a cor preferida de Van Gogh. Usei dois tons de azul porque transmite tranqüilidade, serenidade e harmonia. E também é minha cor preferida.



Figura geometrizada.

Reflexão: Fiz uma paisagem com figuras geometrizadas, remetendo-me a releitura de Van Gogh, por isso, pintei a casa e as flores de amarelo. 



Abstracionismo.

Fiz a obra pensando numa atividade que já trabalhei com meus alunos. Fechei os olhos e ao som da música, iniciei no centro da tela com a primeira letra do meu nome, deslizando o mouse na tela seguindo o ritmo da música. Depois abri os olhos e colori os espaços formados.




Obra Baseada na Estética de Mondrian.

Inspirei-me nas Festas Juninas e tentei fazer uma bandeira.


Releitura da obra “Quadrado negro sobre fundo branco” de Kazimir Malevich.






Nenhum comentário:

Postar um comentário